Cervejas de Qualidade, por Jean Benetti

Por Beba Local      09/08/2017 09:58:03    

Vai que é tua, Jean!

Como vocês sabem, selecionamos todos os meses, pequenos produtores para comporem nossos pacotes. Essa seleção é criteriosa e segue algumas regras: o empreendedor precisa ser brasileiro e produzir seus produtos artesanalmente.

Com objetivo de manter o alto nível de qualidade, os produtos passam por cuidadosas revisões de pessoas que entendem do assunto. 
Com isso, damos início a um novo tipo de post aqui no blog, com objetivo de expor as impressões de pessoas que manjam da cerveja, café e queijo. Chega mais!

Jean Benetti é sommelier de cerveja pelo Science of Beer Institute, é degustador e crítico há mais de 10 anos.
O cara já tem quase 3000 rótulos degustados e catalogados; é colunista do Brand News: Cervejas Gourmet e também atua como cervejeiro homebrewer da cerveja Calda de Poço. Segue a impressão de Jean sobre a cerveja do mês de julho, a Evermaine.



Cervejaria EVERBREW
Cervejaria da cidade de Santos, litoral de São Paulo. Atualmente produzida na cidade mineira de Poços de Caldas na Cervejaria Artesanal Gonçalves como “Cervejaria Cigana”.
EVERBREW EVERMAINE
Cerveja não pasteurizada da linha Juicy IPA. Produzida com 22g/L do lúpulo Citra e adição de aveia; fermentada com levedura Vermont e duplo dry hopping.
O estilo New England India Pale Ale é um novo estilo IPA de uma sub-região dos EUA que traz uma grande carga de lúpulo, aroma frutado cítrico e não passa por filtragem, apresentando desta forma, uma grande opacidade. Normalmente não é pasteurizada.

A Degustação:



Alguém já bebeu uma cerveja e teve a impressão que podia até mastiga-la?
Pois bem, a EverBrew Evermaine é um excelente exemplo destas cervejas que quando bebemos temos a sensação que estamos comendo.
De coloração amarelo palha, totalmente opaca com espuma branca curta, parece mesmo com um caldo de cana ou mesmo um suco de fruta concentrado! Um ponto interessante a ressaltar é que a breja apresenta acúmulo de lúpulo no fundo.

O aroma: O aroma é dos melhores que se pode ter de uma cerveja, o malte quase não se faz presente, o pouco que aparece remete a caramelo; já o lúpulo tem grande intensidade, é perfumado, floral, herbal e cítrico, traz frutas amarelas e especiarias.

O sabor: O sabor acompanha o aroma numa explosão de lúpulo, mas sem nenhuma agressão ao paladar dos menos acostumados com as tradicionais IPAs, possui leve acidez, adocicado moderado e amargor intenso daqueles que não permanecem muito tempo no paladar, ou seja, o retrogosto é curto.

O corpo: Na sensação de boca, ou tato, a cerveja apresenta um corpo cremoso, mas sem muita sensação de carbonatação intensa, porém a sensação de aquecimento alcoólico é grande. Faltou pouco mais de 0,1% de álcool para ser uma Imperial NE IPA!

Estilo da cerveja: NE IPA
Volume da lata: 473ml
Teor alcoólico: 7,4%
IBU: 60
Harmonização: carnes de caça, hambúrguer e pratos com bacon, nachos, tortilha e chouriço.
 

E aí, curtiu? Já provou a Evermaine? 
Fique de olho, pois em breve novas revisões estarão aqui no blog.

Cheers!

Comente

2016 Copy - Beba Local - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas