Servir cerveja não é apenas inclinar o copo a 45 graus.

Por Beba Local      17/08/2017 12:02:43    

Quer mandar bem na hora de servir os amigos? Aqui a gente dá umas dicas preciosas.
 



 
Algumas pessoas dizem que servir uma cerveja é simples, basta inclinar o copo a 45 graus e verter a bebida até completar cerca da metade dele, quando, então,
deve-se colocá-lo a 90 graus e terminar o serviço.
De fato, na maioria das vezes você vai fazer isso. Porém, não é tão simples assim. Na verdade, o ritual de colocar uma cerveja no copo é cheio de detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos.
 


No caso das Pilsen, o procedimento é básico. Deve-se verter a cerveja lentamente, com o copo da 45 graus, até preencher metade do volume total e, então,
com um pequeno afastamento da garrafa ou lata, jorrar o líquido no centro do copo, para provocar a formação de espuma. O colarinho deve conter de 3 a 4 cm.
 



Já nas Ale, você deve seguir aquele mesmo procedimento de inclinar o copo a 45 graus, e depois 90 graus, porém, com uma pequena diferença.
Procure fazer com quem o líquido escorra diretamente pelas paredes internas do copo, até dois terços dele, evitando jorra-lo, o que produziria espuma excessiva.
 
 


Primeiro, você deve encher o copo devagar até a metade.Isso vai produzir muita espuma, por isso, dê uma pausa para que a bebida assente e a espuma reduza e se acomode. Após alguns segundos, complete o copo. Você perceberá a formação de um creme característico.
 



A cerveja de trigo requer muito cuidado antes mesmo de abrir a garrafa.
O ritual começa com a preparação do copo Weisen, que deve ser molhado internamente antes de receber a cerveja.
Se é servida engarrafada, considerando-se que a garrafa contém 500ml, a breja deve caber inteiramente no copo. Procure fazer com que o líquido escorra gentilmente pelas paredes internas, sem produzir espuma, até três quartos da altura do copo.
Depois, agite a garrafa para que o líquido restante colete os resíduos de levedo ainda presentes. Essa mistura deve ser acrescentada ao copo.


As ilustrações (assim como as excelentes dicas) foram retiradas do livro Larousse da Cerveja, escrito por Ronaldo Morado.

Comente

2016 Copy - Beba Local - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas